História do CEN-Natal

Seria impossível falar sobre o CEN- Centro de Endocrinologia de Natal, sem antes contar um pouco da história deste empreendimento que hoje, com 26 anos de existência, é uma referência em serviços de endocrinologia em Natal (RN).

 Em 1968, após concluir especialização em Endocrinologia e Medicina Nuclear no Hospital das Clínicas em São Paulo e no Hospital Del Salvador, em Santiago do Chile, estando de volta a Natal, já trazia o sonho de implantar um serviço de endocrinologia privado, onde pudesse manter o mais próximo possível uma qualidade compatível com os padrões internacionais.

Como primeira providência, prestei concurso para o cargo de professora da disciplina de Endocrinologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN), tendo exercido com amor e dedicação o magistério até completar o tempo para a aposentadoria.  Essa atividade, exigindo uma dedicação quase que exclusiva, retardou o grande sonho, que só fez crescer diante das dificuldades inerentes a todo serviço público em nosso país.

Assim, em 1984, realizei uma reciclagem na Universidade de Nápoles, na Itália, e em 1991 complementei o aprendizado em Medicina Nuclear, e técnicas de Laboratório no Cerpe (conceituada Clínica/Laboratório)em Recife, Pernambuco, adquirindo o título em Medicina Nuclear in vivo e in vitro, por concurso, em São Paulo o que me capacitou a implantar um serviço de dosagens hormonais que utilizassem isótopos radioativos. Com o crescimento na demanda, e afiançada pela confiança que sentia no empreendimento, decidí ampliar o consultório, e criar o Laboratório, em 1992. Inicialmente, realizávamos em Natal os exames mais simples e enviávamos para fora os exames mais elaborados e que dependiam de aparelhos mais sofisticados, através de um convênio com o CERPE.

O passo seguinte, foi dado pouco a pouco, com a aquisição de mais conhecimentos científicos e o mais amplo acesso ao “estado da arte”-equipamentos e técnicas na  realização de dosagens hormonais. Para o novo empreendimento, foi escolhido o nome de CEN-¬ Centro de Endocrinologia de Natal Ltda. Desde o início, contei com a colaboração e apoio de Lúcia Helena, minha filha, na época ainda estudante de Medicina, e que colaborou na área administrativa e operacional e de Getúlio, meu esposo na organização da área financeira. Nessa época, juntamente com outros endocrinologistas de Natal, estabelecemos contatos com as Sociedades Regionais de Endocrinologia e como não tínhamos um número suficiente de especialistas, nos filiamos à SBEM/Regional Paraíba, até 25 de maio de 1995, quando finalmente conseguimos criar e aprovar a nova Regional SBEM/RN.

Em 1998, Lucia Helena e seu esposo Josivan, ambos se decidiram pela mesma especialidade da Endocrinologia, concluindo a especialização em Recife e a seguir em Nottingham, na Inglaterra, tendo ingressado como professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e logo integraram-¬se, definitivamente, ao CEN, ampliando a equipe e possibilitando um ambiente de constante aprimoramento científico e difusão de conhecimentos. Devo ressaltar que, desde a sua instalação, o CEN contou  com a competência e dedicação de Elineide, bioquímica  que, recém -formada, foi uma das primeiras a  integrar o seleto quadro funcional, de que tanto  me orgulho.  Para mim, ver o CEN completar 26 anos é motivo de muita satisfação, pois este sucesso é o resultado de muito trabalho, dedicação e muito esforço, sempre balizados pela ética e pelo respeito aos colegas e clientes.

Além da família, diversos profissionais de destaque na área de endocrinologia foram aos poucos se incorporando ao CEN.

O corpo clínico do CEN é atualmente composto por vinte e um endocrinologistas, todos altamente capacitados, a maioria portando a Titulação da Especialidade pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) além de três Bioquímicos, trinta funcionários e dois aprendizes.   

Alerta: Coronavírus

ATENÇÃO - Nota de esclarecimento Devido à Pandemia de Coronavírus
O corpo clínico do CEN, em consonância com as providências sugeridas pelo Ministério da saúde e endossadas pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade de Endocrinologia (SBEM), está viabilizando o atendimento médico por TELEMEDICINA, com prévio agendamento e autorização por parte dos principais planos de saúde. Com relação aos exames laboratoriais, para evitar aglomerações e consequente disseminação do vírus COVID 19, fazemos a autorização prévia, sendo a coleta por DRIVE THRU. Para Melhores informações, ligar para a Enfermeira DAYSE- fone (084)98636-2406 ou (084)99987-8793