Sobre o CEN

O CEN - Centro de Endocrinologia de Natal é atualmente referência em serviços de endocrinologia na cidade do Natal.

História do CEN-Natal

Com 29 anos de existência, o CEN é hoje uma referência em serviços de endocrinologia em Natal (RN), contando com duas unidades de serviço, trinta funcionários, entre eles- três bioquímicos e um corpo clínico de vinte e um endocrinologistas, titulados pela SBEM- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

O CEN, resultou de um sonho com início em 1968, após concluir minha especialização em Endocrinologia e Medicina Nuclear no Hospital das Clínicas em São Paulo e no Hospital Del Salvador, em Santiago do Chile.

Em 1972, prestei concurso para o cargo de professora da disciplina de Endocrinologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN), tendo exercido com amor e dedicação o magistério até completar o tempo para a aposentadoria.  Essa atividade, exigindo uma dedicação quase que exclusiva, retardou o grande sonho, que só fez crescer diante das dificuldades inerentes a todo serviço público em nosso país.

Em 1984, realizei uma reciclagem na Universidade de Nápoles, na Itália, e em 1991 complementei o aprendizado em Medicina Nuclear, e técnicas de Laboratório, adquirindo por concurso, a capacitação em Medicina Nuclear in vivo e in vitro,

Em 1992, com o crescimento na demanda, e afiançada pela confiança que sentia no empreendimento, decidí ampliar o consultório, e criar o Laboratório, O passo seguinte, foi dado pouco a pouco, com a aquisição de mais conhecimentos científicos e o mais amplo acesso ao “estado da arte”, equipamentos e técnicas na  realização de dosagens hormonais, hoje o nosso principal diferencial, o nosso foco principal.

Em 1995, em 25 de maio, depois de alguns anos filiados à Sociedade de Endocrinologia da Paraiba, conseguimos em parceria com outros endocrinologistas de Natal, criar e aprovar a nova Regional SBEM/RN.

Em 1998, Lucia Helena e seu esposo Josivan, concluíram a especialização em Recife e a seguir em Nottingham, na Inglaterra, e tendo ingressado como professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, logo se integraram definitivamente, ao CEN, ampliando a equipe e possibilitando um ambiente de constante aprimoramento científico e difusão de conhecimentos.

Com o passar dos anos, diversos endocrinologistas de destaque na área foram se incorporando ao CEN e hoje nosso time é composto de vinte especialistas.

Para mim, ver o CEN completar 28 anos é motivo de muita satisfação, pois este sucesso é o resultado de muito trabalho, dedicação e muito esforço, sempre balizados pela ética e pelo respeito aos colegas e clientes.